terça-feira, abril 06, 2010

…”CHORO E RANGER DE DENTES”…!

Nas minhas viagens pela NET, abordo praias maravilhosas, vou a espectáculos fantásticos, descubro ilhas e continentes. Algumas coisas vou trazendo para aqui, isto é a minha ucharia onde guardo algumas preciosidades trazidas das viagens, embora para compartilhar com os visitantes bem intencionados.
Agora, vou contar-lhes desta preciosa tertúlia em que se transformou a troca de e-mails transcontinental com o meu amigo Fábio (vejam o link aqui ao lado). Ele manda e-mails com os endereços a descoberto e o pessoal responde sobre os temas propostos, sendo a resposta depois, novamente distribuída. Isto à mistura com músicas lindas, biografias de compositores e intérpretes e outras coisas de encantar. Acho que com isto o Fábio inventou mais uma nova forma de comunicação pela net que supera youtubes, nings, orkutes, facebookes e o novel tweeter. Pelo menos em potencialidades. Vamos ver no que dá este fogo-de-artifício comunicacional…!

Eu não sou tão generoso. Mando e-mails a comunicar quando coloco aqui um novo texto, dou um cheirinho do conteúdo, mas quem quiser ler, terá que entrar aqui. E cá vou colocando uns bonequinhos apenas para orientar a leitura dos que me lêem em diagonal. A temática dos bonecos, para ter algo a ver com “Ranger dos dentes”, poderá ser um bocado feia ou agressi-va. É para dar emoção!

Pois o tema do momento, à mistura com a campanha eleitoral brasileira, é a grave crise social e económica que avassala o mundo, com reflexos particulares em Portugal e no Brasil. Parece que os correspondentes se começam a dar conta da fraude que é a democracia burguesa e da fase rapace e destruidora a que chegou o sistema capitalista. Perdidas as últimas ilusões, fica a perplexidade sobre como se caiu nesta arola e o medo de enfrentar a luta para sair dela. Transcrevo, com a devida vénia, o grito de Fábio, numa das cartas partilhadas:

“Não tenha nenhuma dúvida: os humanos vão pagar muito caro pelas acções insanas a Mãe Terra. Eu sempre tenho dito que existem duas manei-ras de evoluir na vida: (1) através da sabedoria, (2) através de choro e ranger de dentes. Mas tudo leva a crer que a humanidade optou pela (2) segunda.
Entretanto, após a dizimação em massa da espécie humana, sobrarão uns poucos que poderão reconstruir uma nova civilização mais justa, mais humana e com mais respeito para com a nossa Mãe Terra. A MUDANÇA QUE ALMEJAMOS VIRÁ, MAS SERÁ COM CHORO E RANGER DE DENTES, NÃO TENHA DÚVIDA!”


Bom, que esta ameaça existe, não há dúvida. Mas há que encontrar uma solução. Claro que a saída disto será difícil e envolverá grandes sacrifícios. Resta passarmos por isto com uma mente esclarecida para que a classe dominante não possa aplicar pela terceira vez a sua receita para ultrapassar a crise do sistema, fazendo uma III guerra mundial, ainda que agora duma forma surda e subtil, mas com efeitos ainda mais desvastadores.

A saída com choro e ranger de dentes não é uma saída. Com choro e ranger de dentes fizeram-se revoluções no passado, mas, depois de grandes vitórias alcançadas pelos povos, foi possível o retrocesso, como se viu. Porque imperou o medo e não o amor. Vai ser preciso uma mudança de mentalidade. Teremos que seguir então a via do amor.
Poderá haver a violência necessária para extirpar o tumor, como fará o cirurgião. O cirurgião não odeia o tumor. Terá que estudá-lo profundamente e poderá até apreciá-lo, mas terá a cabeça fria para desempenhar bem o seu trabalho.

Assim também os povos, para seguirem a via do amor, terão que ter coragem para, atenta e calmamente ousar perceber o que se está a passar, e descobrir os instrumentos necessários para executar a operação sem retrocessos. Os políticos traidores e oportunistas em que confiaram foram necessários para espelhar as nossas convicções falsas, implantadas na nossa cabeça, Lembro que a maior parte dos governos corruptos foram eleitos por nós. Até Hitler, foi “democraticamente” eleito pelo povo do mundo ocidental mais civilizado da altura…!

Temos então que descobrir onde errámos, e pela via do amor, ter a coragem para romper com as ideias feitas que, afinal, nos conduziram a esta situação. Não esperem que os meios de comunicação social, ao serviço da classe dominante, lhes apresente uma solução. Dialoguem, debatam, investiguem! Por mim, recomendo-lhes, a leitura desse texto fundamental para a compreensão da história, da economia e da política intitulado “Materialismo Histórico, Materialismo Dialéctico”. Vejam o link para lá aqui ao lado.

Coragem então para iniciar esta primeira leitura. Coração ao alto! O seu autor: José Estaline!!

4 comentários:

jorge vicente disse...

é preciso coragem mesmo. imprimi o texto. agora, mais coragem para ler. e para verificar que, provavelmente, stalin fez tábua rasa de tudo aquilo que escreveu...

seja como for, espero que o futuro não seja assim tão mau como parece.

um grande abraço
jorge

Álvaro disse...

Muito bem. Compreendo que para enfrentar medos causados por ideias preconcebidas tem que se ir devagar, dando pequenos passos...
Coragem, então, para continuares!

Zen disse...

Grande Álvaro

Das duas uma, ou o triunfo do capitalismo transforma definitivamente a sociedade na alienação colectiva ao género "Orwelliano", ou a insatisfação dos excluídos mais o choque civilizacional e as mudanças climáticas provocará grandes convulsões sociais ( guerras, revoluções, acréscimo de acções terroristas). A história não terá um fim porque dialécticamente nada tem um fim, nem o proletariado vencerá porque simplesmente já não existe.

fotógrafa disse...

Por cá andei, li e gostei, vou continuar a passear, por esta avenida das tertulias,verdades e algumas vaidades...rsrsrsrs
beijinho