quinta-feira, maio 24, 2018

------------- ONTEM, COMO HOJE... -----------

Em Londres, perto do Natal de 1964… hoje, 2018, as pessoas continuam a protestar contra as tropelias do poder americano!

PAZ NA TERRA… MAS NO VIETNAME HÁ GUERRA
 
“Estamos hoje a desfilar porque queremos parar a sangria. Para isso acontecer, os bombardeamentos têm que parar. Milhares de pessoas no Vietname do Norte e do Sul estão a ser mortas, queimadas e maltratadas. As suas casas e aldeias, a ser destruídas.
Na América, milhares de pessoas têm estado a protestar, apelando ao seu Governo para parar a guerra. Alguns jovens americanos até têm rasgado as suas ordens de mobilização, arriscando 5 anos de prisão e uma multa de 10.000 dólares.
MILHARES PROTESTAM HOJE EM WASHINGTON.
O Governo Britânico apoia a América. Apoia os bombardeamentos.
É POR ISSO QUE NÓS DESFILAMOS TAMBÉM.
Apelamos ao nosso Governo para que pare de apoiar a América, para que grite ao Presidente Johnson dizendo-lhe:
Pare o bombardeamento do Vietname do Norte e do Sul abrindo caminho a um cesar-fogo e a negociações. Acorde com eleições livres e com o direito de o Vietname do Norte e do Sul serem um só país, se o quiserem e com a retirada das tropas.
Foi isto que prometeram ao povo do Vietname há 11 anos, nos Acordo de Genéva. É isto que devemos apoiar”
Não queria acreditar: Londres, Trafalgar Square. Uma enorme manifestação a passar. Alguém me coloca na mão este papel: "Join us, mate!" E a polícia? onde está? vai haver batatada... 

Mas entrei e não houve batatada nenhuma, estávamos em Inglaterra, 1964... 

Na verdade, havia polícia, nos cruzamentos, a mandar parar os carros para a manif passar...

Já perto da catedral de S. Paulo, vejo um magote de polícias. Eram os que estavam de serviço e os que os iam render. Fiquei estarrecido: Os que iam sair de serviço, retiravam o distintivo e... JUNTAVAM-SE À MANIF!!!!!!!

Acabei na escadaria da catedral, onde terminava a manif e se faziam as intervenções, com um chapéu dum polícia na mão: alguém mo deu, dizendo: "Agora vais recolher fundos". Ainda boquiaberto, lá fui avançando com o chapéu (são de material muito leve, eu pensava que eram de ferro) e em breve estava cheio de moedas e notas. Devolvi-o, cheio, ainda meio aparvalhado...

Nessa altura, em Portugal, as manifs eram impensáveis. Havia geralmente batatada com a polícia de choque no Rossio, no fim do ano e no 1.º de Maio...


Para perceberem melhor o meu estado de espírito ao deparar com aquela manifestação monstra no Trafalgar Square, em Londres, podem espreitar aqui...:
http://aleddd.blogspot.pt/2018/04/


Sem comentários: